Suspeito de arquitetar sequestro de Moro é capturado em Osasco

Suspeito de arquitetar sequestro de Moro é capturado em Osasco

Jeferson Florêncio, foragido da Justiça e ligado a facção criminosa, foi preso pelo COE; ele também é investigado por ataques a banco e roubo a avião pagador.

Suspeito de envolvimento em plano contra Moro é preso em Osasco pela Polícia Militar

A Polícia Militar de São Paulo realizou uma prisão de alto impacto nesta segunda-feira (7), em Osasco, na Grande São Paulo. Agentes do Comandos e Operações Especiais (COE), do 4° Batalhão de Polícia de Choque, capturaram Jeferson Daniel Florêncio Araújo, de 44 anos, foragido da Justiça e investigado por envolvimento na tentativa de sequestro do senador Sergio Moro (União-PR) em 2023.

A prisão aconteceu durante uma abordagem de rotina, mas rapidamente ganhou contornos mais sérios quando os policiais identificaram que se tratava de um foragido com histórico ligado a crimes organizados e de grande repercussão nacional.

Durante a ação, os policiais apreenderam dois celulares e cerca de R$ 4 mil em espécie, que estavam com o suspeito. Além da acusação de envolvimento na tentativa de sequestro de Moro, Jeferson tinha um mandado de prisão em aberto por participar de um roubo cinematográfico a um avião pagador no aeroporto de Caxias do Sul (RS), em 2024.

Segundo a investigação, Jeferson teria oferecido apoio logístico e operacional ao grupo criminoso, integrando um dos veículos utilizados na ação. O crime foi marcado por ousadia: os criminosos utilizaram viaturas falsas e conseguiram abordar a aeronave logo após o pouso. Houve troca de tiros, e a ação terminou com a morte de um policial e de um dos criminosos.

As apurações da Polícia Federal revelaram que a ação estava vinculada à cúpula de uma facção criminosa de atuação nacional, da qual Jeferson é integrante desde 2019.

Alvo do PCC e planos contra instituições financeiras

Além do plano de sequestro contra o senador Sergio Moro, o suspeito também é investigado por tramar um ataque ao setor de Tesouraria e Retaguarda do Banco do Brasil, na cidade de Caruaru (PE).

Jeferson foi encaminhado à sede da Polícia Federal, onde o caso continua sendo apurado em sigilo.

Relembre o plano contra Sergio Moro

Em março de 2023, a Polícia Federal desmantelou um plano do Primeiro Comando da Capital (PCC) para sequestrar o senador Sergio Moro. O esquema começou a ser traçado após o então ministro da Justiça autorizar a transferência de líderes da facção para presídios federais.

O plano era meticuloso: ao menos dez criminosos se revezavam no monitoramento da casa de Moro, de sua esposa – a deputada federal Rosângela Moro (União Brasil-SP) – e dos filhos. Segundo as investigações, o grupo chegou a alugar chácaras e até um escritório ao lado da residência do ex-juiz para acompanhar seus movimentos.

O trabalho de inteligência apontou que o plano teria ações simultâneas em cinco estados: São Paulo, Paraná, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. O objetivo era desestabilizar autoridades e pressionar o sistema penitenciário federal.

Com a prisão de Jeferson Florêncio em Osasco, as autoridades dão mais um passo para enfraquecer as operações da facção e garantir a segurança de figuras públicas ameaçadas.


Fonte: CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *