Antônio Agú: 180 anos depois
Como não poderia deixar de lembrar, hoje, 25 de outubro de 2025, completam-se 180 anos de nascimento de Antônio Agú, o fundador do povoado que deu origem à cidade de Osasco.
O Italiano veio para o Brasil em 1872 e, entre os diferentes trabalhos, contribuiu para a construção do Engenho Central de Capivari, localizado na cidade de Rafard, na época pertencente a Capivari. Em 1887 adquiriu uma Olaria, localizada no km 16 da Estrada de Ferro Sorocabana, que posteriormente ganhou uma estação, construída a mando dele, batizada de Osasco, em homenagem à sua cidade natal. Inaugurada em 1895, a estação de Osasco foi fundamental para o desenvolvimento da região, hoje município com mais de 750 mil habitantes, de acordo com a última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Fiquei muito contente em saber que a Secretaria de Cultura, por meio do Departamento Histórico e Cultural e do Setor de Comunicação, organizou a exposição “Antônio Agú – 180 anos de nascimento”, para celebrar a data. Ela pode ser visitada gratuitamente até o dia 31 de outubro, no Hall do Teatro Municipal Glória Giglio (Av. dos Autonomistas, 1533).

Abaixo alguns registros meus sobre Antônio Agú. E para quem quiser conhecer mais sobre a história de Osasco, recentemente fiz um texto listando quatro livros sobre a cidade. Confira aqui.

FOTOS: ANA CLÁUDIA DANTAS
Em 2020 estive na cidade de Rafard e aproveitei para fotografar a usina em que Antônio Agú trabalhou. O local hoje pertence à Raízen.
Quando faleceu, Antônio Agú foi sepultado no Cemitério da Consolação, em São Paulo. Para quem quiser visitar, a localização exata do jazigo da família: Rua 16/Terreno 15.

Crédito: Ana Claudia Dantas
Se você achar alguma informação incorreta, não deixe de mencioná-la nos comentários!

Ana Cláudia Dantas é jornalista. Osasquense de nascimento e de coração, escreve quinzenalmente para o Comarca Paulista sobre curiosidades, fatos e histórias da cidade.







