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Seminário em Osasco Destaca Práticas Inclusivas na Educação Especial

Educadores da Rede Municipal Compartilham Estratégias Inclusivas para Alunos com Deficiência no “1º Seminário de Práticas da Educação Especial”

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Osasco realizou, no dia 8 de novembro, o “1º Seminário de Práticas da Educação Especial” no Centro de Formação dos Profissionais da Educação. O evento reuniu educadores da rede municipal para compartilhar e valorizar práticas pedagógicas inclusivas, elaboradas por professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), docentes de salas regulares, mediadores de aprendizagem e coordenadores pedagógicos, com foco no atendimento a estudantes com deficiência.

O seminário destacou a importância das práticas pedagógicas para a promoção de um ambiente educacional mais inclusivo, ressaltando o papel dos profissionais do AEE. Esses profissionais são fundamentais para garantir que o aprendizado seja acessível a todos, especialmente aos alunos com deficiências intelectual, física, auditiva, visual, além daqueles com transtorno do espectro autista (TEA), atraso no desenvolvimento global e altas habilidades/superdotação (AH/SD). As práticas pedagógicas apresentadas estão alinhadas aos programas de formação continuada da rede, o que fortalece a qualidade do ensino inclusivo.

De acordo com o secretário de Educação, Cláudio Piteri, o seminário é um marco importante no fortalecimento da educação especial em Osasco. Ele destacou que o evento reflete o compromisso da administração do prefeito Rogério Lins com a inclusão e a equidade no ensino. “Nossa equipe do AEE está preparada para enfrentar desafios e construir uma educação inclusiva e de qualidade. Este evento reforça nosso compromisso com cada estudante”, afirmou Piteri.

Além disso, o encontro foi uma oportunidade para aprofundar a compreensão dos conceitos de Educação Especial e Educação Inclusiva, destacando as diferenças e a complementaridade entre ambos. A gerente do AEE, Gisleine de Cássia Soares, enfatizou que o reconhecimento da diversidade e a valorização de todas as habilidades são essenciais para uma educação transformadora. “O seminário mostra que é possível enriquecer o aprendizado com práticas inclusivas”, concluiu Soares.

Fonte: Portal Viva Cotia

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