Dados da Secretaria de Segurança Pública mostram redução expressiva nos índices criminais. Prefeitura segue investindo em tecnologia, treinamento e operações estratégicas.
Santana de Parnaíba foi mais uma vez reconhecida como a cidade mais segura do Estado de São Paulo entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. O levantamento foi feito pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, com base nos dados comparativos de janeiro de 2024 e janeiro de 2025.
Os números impressionam. A cidade registrou redução de 100% em crimes como estupro, homicídio culposo em acidente de trânsito e lesão corporal culposa. Além disso, houve queda de 60% nos casos de estupro de vulnerável, 50% em lesão corporal culposa por acidente de trânsito, 15,38% em roubos e 5,33% em furtos. Não foram registrados casos de latrocínio, homicídio doloso ou homicídio culposo.
Esses resultados são fruto do trabalho constante da Guarda Civil Municipal (GCM) por meio de operações como Impacto e Cidade Segura. Essas ações são realizadas em pontos estratégicos da cidade com bloqueios e fiscalizações para combater ações criminosas. Nessas operações são abordadas pessoas com pendências judiciais, além da apreensão de drogas, armas ilegais e veículos roubados ou furtados.
Outro fator importante é o trabalho preventivo da GCM. As rondas operacionais atuam diariamente para manter a segurança da população. Além disso, reuniões estratégicas são feitas constantemente para definir metas e ações preventivas.
Para 2025, a Prefeitura de Santana de Parnaíba já anunciou novos investimentos na segurança pública, incluindo o aumento dos bloqueios em entradas de bairros, especialmente nas divisas com cidades vizinhas. O sistema de monitoramento por vídeo será ampliado, integrando câmeras públicas e privadas para um controle ainda mais eficaz.
Essa posição de destaque como cidade mais segura não é obra do acaso. É resultado de mais de uma década de investimentos constantes em segurança, como o treinamento contínuo da GCM, a renovação da frota de viaturas, aquisição de novos equipamentos e a implantação da iluminação LED em toda a cidade. Além disso, a cidade conta com a Delegacia de Defesa da Mulher, o Espaço de Proteção e Amparo à Mulher e a Patrulha Guardiã Maria da Penha.
Santana de Parnaíba é um exemplo de gestão pública eficiente, planejamento estratégico e compromisso com a segurança e qualidade de vida da população.
Fonte: Revista Circuíto

Empreendedor e CEO do @jornalcomarcapaulista, atuando como jornalista. Com paixão pela informação e pela transformação, estou sempre em busca de comunicação transparente e impacto social. Graduando em Gestão Pública, comprometido com o bem-estar coletivo e com o desenvolvimento sustentável. Acredito no poder das ideias para transformar realidades e no jornalismo como agente de mudança.