quinta-feira, 16 outubro,2025
InícioCidadesCápsulas do tempo em Osasco

Cápsulas do tempo em Osasco

Assim como muitas cidades brasileiras, Osasco possui cápsulas do tempo que armazenam documentos e objetos com o objetivo de preservar a memória para as futuras gerações. As mais recentes foram enterradas durante a cerimônia de lançamento da pedra fundamental da nova igreja de Santo Antônio, realizada no dia 24 de agosto deste ano.

Com previsão de abertura para daqui a 100 anos, quatro urnas guardam documentos que marcaram a história da Paróquia e que poderão ser apreciados pelos futuros moradores da cidade.

Foto: Mauricio Viel – Reprodução site Catedral de Osasco. 

 

Certamente muito de nós não veremos a abertura delas, que podem ser até, inclusive, esquecidas e abertas muito tempo depois por um acaso. Foi o que aconteceu com uma cápsula do tempo aberta recentemente no 4º Batalhão de Infantaria Mecanizado (4º BIMec), enterrada há 104 anos, junto à pedra fundamental do quartel, datada de 28 de agosto de 1921.

De acordo com informações divulgadas pela unidade militar em seu Instagram: “a suspeita da existência dessa cápsula se deu com a descoberta acidental de uma outra no quartel de Caxias do Sul-RS”, permitindo assim que ela fosse encontrada e aberta no dia 28 de agosto, dia do Soldado, em solenidade que contou com a presença de civis e militares.

Dentro da urna foram encontrados alguns jornais da época, moedas, fotografias além de uma ata assinada pelo então Presidente da República Epitácio Pessoa, pelo presidente de Estado Washington Luís, pelo Marechal Cândido Rondon e outros ministros. Todos os documentos estavam em muito bom estado de conservação.

Crédito da foto: CMSE

Crédito da foto: CMSE 

 

Após receber tratamento, o material será exposto no Museu do Regimento.

Mas há outra cápsula depositada nesse mesmo quartel – que, aliás, é um local histórico, pois foi construído na antiga fazenda do mais conhecido bandeirante paulista: Antônio Raposo Tavares – mas isso deixo para contar melhor em outro texto.

Datada de 1972, ano em que o quartel completou 50 anos, a urna guarda documentos da época e sua abertura está programada para o ano de 2.500.

Fechamento da urna em junho de 1972. Crédito: Acervo Romulo Fasanaro 

 

Urna que guarda os documentos e armamentos. Crédito: Leandro Gouveia 

 

Placa descritiva da urna, localizada no 4º BIMec. Crédito: Leandro Gouveia 

 

Crédito: Leandro Gouveia 

Você conhecia essa história?

Se você achar alguma informação incorreta, não deixe de mencioná-la nos comentários!

Artigos Relacionados

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui