Com missas, procissões, shows e festival de música caipira, celebração acontece de 25 a 27 de julho e promete atrair fiéis e visitantes à charmosa cidade histórica
A cidade de Santana de Parnaíba se prepara para um dos eventos mais aguardados do ano: a tradicional Festa da Padroeira Santa Ana, que acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de julho. Com o tema “Recorda-te de todo o caminho aonde o Senhor, teu Deus, te conduziu”, a festa reunirá programação religiosa, atrações culturais e apresentações musicais no Centro Histórico, na Praça 14 de Novembro e na Igreja Matriz.
A festividade é uma oportunidade de fé, devoção e reencontro com as tradições do município, atraindo moradores e visitantes de toda a região. Confira abaixo os destaques da programação:
Sexta-feira – 25 de julho (Dia de São Cristóvão)
As atividades começam às 17h, com a abertura das tradicionais barracas. Às 19h, acontece a novena e, logo em seguida, às 19h30, será celebrada a missa. Um dos momentos mais simbólicos do dia será a carreata com bênção de veículos e caminhões, marcada para 20h30. A noite se encerra às 22h, com o fim da quermesse.
Sábado – 26 de julho (Dia de Santa Ana e final do Festival de Música Caipira)
O dia começa cedo, com o repique dos sinos às 6h. Às 9h, a Missa da Bênção dos Avós abrirá as celebrações. Logo após, às 10h30, será servido um tradicional café caipira.
Durante a tarde, das 13h às 14h, haverá credenciamento de artistas e grupos participantes do Festival de Música Caipira. As apresentações começam às 14h10 e seguem até às 16h. A quermesse será retomada às 15h, enquanto a Missa Solene da Padroeira acontece às 16h30.
A tradicional procissão será às 18h, seguida da premiação dos vencedores do festival às 19h30. A noite será encerrada com show da dupla Patrycia & Manuella às 20h e uma vibrante queima de fogos às 22h.
Domingo – 27 de julho
O domingo de encerramento terá missa às 9h, seguida de quermesse a partir das 11h. Às 15h, o coreto da praça receberá atrações musicais. As celebrações se encerram com missa às 18h30 e mais um momento de quermesse às 19h30.
A Festa da Padroeira de Santana de Parnaíba é uma expressão viva da fé e da cultura local, que une famílias, fortalece laços e valoriza as raízes religiosas e culturais da cidade.
Empreendedor, jornalista e CEO do @jornalcomarcapaulista, veículo comprometido com a informação de qualidade e o impacto social. Apaixonado por comunicação transparente e transformação coletiva, atua na interseção entre mídia, cidadania e inovação.