InícioSaúdeAlta de vírus respiratórios preocupa o Brasil

Alta de vírus respiratórios preocupa o Brasil

Casos de VSR e Influenza A disparam em diversas regiões, levando hospitais a alertarem sobre aumento de internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

O Brasil enfrenta um crescimento preocupante nos casos de vírus respiratórios. Desde março, os diagnósticos de infecções pelo vírus sincicial respiratório (VSR) e pelo vírus da influenza A vêm aumentando continuamente.

Segundo os dados mais recentes do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) e do boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o VSR atingiu a maior taxa de positividade para o período dos últimos três anos.

Esse cenário afeta principalmente bebês, crianças pequenas e idosos, que são mais vulneráveis às complicações desses vírus. A bronquiolite, causada pelo VSR, tem elevado o número de internações pediátricas.

Atualmente, 16 das 27 unidades federativas do país já estão em níveis de alerta, risco ou alto risco para a síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

As regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul lideram o aumento de casos. Em especial, o estado de Goiás, o Distrito Federal e cidades do Sudeste enfrentam maior incidência de VSR.

Já a Influenza A, causadora da gripe, segue em crescimento desde dezembro, afetando todas as faixas etárias, e contribuindo para o aumento de hospitalizações por SRAG.

O cenário reforça a importância da vacinação contra a gripe, da higienização constante das mãos e do uso de máscaras em ambientes fechados ou com aglomeração.

👉 Fonte: UOL – Viva Bem

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui